Citrix XenServer

Virtualização, basicamente, é a técnica de separar aplicação e sistema operacional dos componentes físicos. Por exemplo, uma máquina virtual possui aplicação e sistema operacional como um servidor físico, mas estes não estão vinculados ao software e pode ser disponibilizado onde for mais conveniente. Uma aplicação deve ser executada em um sistema operacional em um determinado software. Com virtualização de aplicação ou apresentação, estas aplicações podem rodar em um servidor ou ambiente centralizado e ser deportada para outros sistemas operacionais e hardwares.
Em computação, virtualização é a simulação de uma plataforma de hardware, sistema operacional, dispositivo de armazenamento ou recursos de rede.
Cada vez mais empresas estão buscando formas de reduzir os custos e complexidade com o ambiente de TI. A virtualização se tornou um componente chave para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente na busca destes objetivos.
Varias soluções de virtualização podem ser aplicadas.
Abaixo, as formas mais comuns de virtualização:
  • virtualização de servidor — técnica de execução de um ou mais servidores virtuais sobre um servidor físico; permite maior densidade de utilização de recursos (hardware, espaço e etc), enquanto permite que isolamento e segurança sejam mantidos;
  • virtualização de aplicação — a virtualização de aplicação permite executar aplicações em um ambiente virtualizado no desktop do usuário, isolando a aplicação do Sistema Operacional; isso é possível através do encapsulamento da aplicação no ambiente virtual — quando a solução completa de virtualização de aplicações é implantada, é possível distribuir aplicações de um servidor central;
  • virtualização de desktop — consiste na execução de múltiplos sistemas operacionais em uma única workstation e permitindo que uma aplicação de linha de negócio seja executada em um sistema operacional não compatível;
Vou falar um pouco aqui sobre um solução completa para virtualização de servidor, o Citrix XenServer
O Citrix XenServer (pronuncia-se Zêin) é uma plataforma de virtualização de código aberto líder em valor e na indústria para gerenciar infraestruturas virtuais de cloud, servidor e desktop Organizações de qualquer tamanho podem instalar o XenServer em menos de dez minutos para virtualizar as cargas de trabalho mais exigentes e automatizar processos de gerenciamento – aumentando a flexibilidade e a agilidade, e reduzindo os custos. Com um rico conjunto de recursos de gerenciamento e automação, um modelo de preços simples e acessível e otimizações para desktop virtual e computação em cloud, o XenServer é projetado para otimizar datacenters e nuvens privados, hoje e no futuro.
XenServer foi originalmente desenvolvido como um projeto de pesquisa na Universidade de Cambridge, liderado por Ian Pratt, fundador da XenSource, Inc. Em 15 de agosto de 2007, a XenSource foi adquirida pela Citrix System Inc. pelo valor de 500 milhões de dólares. A Citrix agora suporta o desenvolvimento do projeto open source e vende também uma versão "empresarial" do software. O primeiro lançamento público do XenServer foi disponibilizado em 2003.
Em meados de 2013 a Citrix mudou a estrategia de trabalho com o código aberto do Xenserver, com essa mudança mais pessoas podem contribuir com o projeto, a ferramenta esta tendo mais atualizações e os usuários uma plataforma mais robusta e estável, mais informações aqui
Como possui uma versão paga e uma livre obviamente nem todos recursos estão disponíveis na ferramenta gráfica de gestão, observe que eu disse ferramenta gráfica para quem não tem medo da linha de comando ate agora o céu é o limite, também a o suporte, clique aqui para mais.

O que mais se ganha trabalhando com o Xenserver?

  • Melhor uso do hardware, uma vez se utiliza os recursos conforme a necessidade.
  • Economia de energia, o que gasta energia é a maquina física não a virtual.
  • Segurança, é possível fazer backup de todo o sistema de forma simples e "rápida" (velocidade relativa ao tamanho da maquina virtual).
  • Em caso de perda física o servidor é possível continuar trabalhando normalmente, contanto que se se tenha um outro servidor espelhando as informações.
  • Montagem de um novo servidor físico em minutos, a instalação do Xenserver demora alguns instantes, e uma vez que se tenha backup da maquina virtual a mesma retorna funcional no ponto em que estava, sem necessidade de reinstalar e configurar todos os serviços e processos utilizados.
Outra parte interessante é que podemos virtualizar grandes servidores e ate mesmo maquinas simples, contanto que o processador suporte virtualização (em algumas maquinas é necessário ativar a opção de virtualização na BIOS).

Então vamos instalar o Xenserver :
1ª vamos baixar a iso, clique aqui para baixar a versão 6.2, ou aqui para pagina de downloads.
2º gravar a iso da forma que preferir.
3º passo boot no cd.
4º assista ao vídeo.

Como foi mostrado acima a instalação é muito simples e rápida, uma vez feito este processo partiremos para inclusão da maquinas virtuais utilizando o XenCenter, mas isso fica para outro post.

Obs.: o desempenho das maquinas virtuais depende também do desempenho do Xenserver por isso recomendo deixar um pouco de espaço de disco e algo em torno de 1Gb de memoria ram para que o virtualizador trabalhe leve.

Atente-se também a sua rede física, utilize bons equipamentos (conectores, cabos, switche), se tiver que escolher entre uma boa rede 10/100 e uma 10/100/1000 inferior opte pela 10/100, ja é  suficiente para um bom desempenho, e lhe dará estabilidade.

Principal fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtualização
                                          http://pt.wikipedia.org/wiki/Xen
Mais informações em: http://www.citrix.com.br/
                                  http://xenserver.org/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras prontas para o RouterOS Firewal part 1

Criando Certificado RSA e Incorporando na OVPN criada

Instalando no-ip no CentOS 6 "Dynamic DNS"