Acertar o relógio via NTP no RouterOS
O NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores baseado no protocolo UDP sob a porta 123, para sincronização do relógio de um conjunto de computadores em redes de dados com latência variável. O NTP permite manter o relógio de um computador com a hora sempre certa e com grande exatidão. Originalmente idealizado por David L. Mills da Universidade do Delaware e ainda hoje mantido por si e por uma equipe de voluntários, o NTP foi utilizado pela primeira vez antes de 1985, sendo ainda hoje muito popular e um dos mais antigos protocolos da internet.
Uma característica básica e ao mesmo tempo importante do tempo é que ele sempre avança. O tempo não para e não volta atrás. Vários programas de computador fazem uso dessa característica e podem ter seu funcionamento comprometido se o relógio do computador inesperadamente passar a indicar um horário errado, especialmente se for um horário no passado. Isso se complica ainda mais na Internet, com vários computadores trocando informações entre si!
Infelizmente os relógios dos computadores são imprecisos e se adiantam ou se atrasam com o passar do tempo. É muito fácil também trocar seu horário para o passado ou para o futuro, mesmo acidentalmente.
É importante também do ponto de vista de segurança de redes que os relógios dos computadores estejam sincronizados. Investigações relacionadas a incidentes de segurança tornam-se impossíveis caso os servidores envolvidos e os diversos arquivos de log discordem entre si em relação às estampas de tempo dos eventos.
O NTP, se corretamente utilizado, é capaz de garantir as propriedades necessárias ao relógio do computador para o bom funcionamento das aplicações.
A Divisão Serviço da Hora (DSHO) do Observatório Nacional (ON) , conforme Legislação Brasileira, é a única instituição legalmente designada para Gerar, Conservar e Disseminar a Hora Legal Brasileira (HLB), bem como realizar Pesquisa e Desenvolvimento no campo da metrologia de Tempo e Frequência.
O projeto NTP.br tem por objetivo oferecer condições para que os servidores Internet no Brasil estejam sincronizados com a Horal Legal Brasileira. Para isso foi firmado um acordo entre o Observatório Nacional (ON) e o NIC.br.OS servidores públicos do NTP.br que utilizo são:
a.ntp.br
b.ntp.br
c.ntp.br
O processo é bem simples, defina o UTC no meu caso -3 São Paulo e set o endereço IP do servidores escolhidos:
/system clock set time-zone-autodetect=no time-zone-name=America/Sao_Paulo
/system ntp client set enabled=yes primary-ntp=200.160.0.8 secondary-ntp=200.189.40.8
este processo também pode ser feito em system em suas respectivas abas, e os Servidores atualizados podem ser consultados aqui.Outra ferramenta que utilizo neste processo é o servidor ntp, todas as maquinas conectadas a RB podem buscar atualizações ntp diretamente na RB, mas esta opção não vem disponível no RouterOS default, para isso vamos adicional um npk, click aqui para acessar a área de Software no site MikroTik, efetue a download de "Extra packages" referente a sua RB já expliquei aqui, descompacte e localize o pack NTP no meu caso ntp-6.38.7-arm.npk, para fechar faço o upload em file e reinicie a RB.
/system reboot
y
Para Fechar ativamos a função servidor NTP
/system ntp server set enabled=yes
Mais informações em: https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:System/Time
Principal fonte de pesquisa: https://ntp.br/
http://pcdsh01.on.br
http://www.ntp.org/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Network_Time_Protocol
Comentários
Postar um comentário